Soluções CA - Geografia


Read Users' Comments (0)

Próxima semana

Olá meninos:

Esta semana, apesar de estar ao serviço da escola, não vos estarei a dar aulas. No entanto, não pensem que não estarei sempre a pensar em vocês.

A DT tem materiais para vocês. Por favor, trabalhem e portem-se bem.
Na terça, não terão comunicação e na quinta poderão ir almoçar mais cedo, pois não terão os 45m de francês.
Depois tentaremos compensar estas aulas.
Um grande beijinho da professora de LPFrancês

Read Users' Comments (0)

Listagem de matérias de geo - 9ºano |1ºPeríodo

Temas
O que devo saber
Já sei
Tenho dúvidas
Contrastes de Desenvolvimento

·         Distinguir Países Desenvolvidos de Países em Desenvolvimento.
·         Distinguir Crescimento de Desenvolvimento.
·         Definir PIB.
·         Definir IDH.
·         Enumerar os indicadores utilizados para o cálculo do IDH.
·         Justificar a necessidade da utilização de diferentes indicadores para o cálculo do IDH.
·         Analisar gráficos e mapas relacionados com a distribuição do IDH no mundo.
·         Referir os principais progressos e recuos no IDH.
·         Relacionar o IDH com o PIB per capita.
·         Enumerar as principais criticas ao IDH.
·         Analisar gráficos e mapas relacionados com a distribuição mundial de indicadores de desenvolvimento (PIB; Acesso à educação; Tx de Alfabetização; EMV; Acesso a água potável e saneamento básico; TMI; População subnutrida).


Obstáculos ao Desenvolvimento

·         Enumerar os objectivos do Milénio.
·         Relacionar as metas de desenvolvimento com os objectivos do Milénio.
·         Explicar os diferentes obstáculos ao Desenvolvimento:
- Passado colonial
- Catástrofes naturais
- Crescimento demográfico
- Défice democrático
- Conflitos armados
- Comércio internacional
- Instalação de multinacionais
- Divida externa


Read Users' Comments (0)

Geoplano1

1º Período | Geüplano 1
Nome: ___________________________________________________ N.º: _______
î Semana 115 a 16 de setembro
Tema |Aula
Atividades
a
Manual (estudo)
Apresentação
Programa/competências
Materiais de trabalho
Critérios de avaliação/ Regras de funcionamento
4/7
Dificuldades:
î Semana 219 a 23 de setembro
Tema |Aula
Atividades
a
Manual (estudo)
Contrastes de Desenvolvimento
Países Desenvolvidos | Países em Desenvolvimento
10/11 (exercícios)
10 /11
Ficha 1A CA
Dificuldades:
î Semana 3 26 a 30 de setembro
Tema |Aula
Atividades
a
Manual (estudo)
Contrastes de Desenvolvimento
Crescimento e desenvolvimento.
O IDH, principal indicador de desenvolvimento.
12/13 (exercícios)
12/13/17
17 (Rota Certa)
Ficha 2A CA
Dificuldades:
Bom Trabalho!

Read Users' Comments (0)

Reunião de Pais e encarregados de Educação | 9H

Dia 6 Outubro

18H30

Bloco C 
(sala a confirmar)

Read Users' Comments (1)comentários

Visita de Estudo | 20 de Outubro

9.00 - 16.00H

Museu do Design

Museu da Electricidade

(aguardem mais notícias no pedido de autorização ao EE)

Read Users' Comments (0)

Soluções CA - Geografia

› FICHA 1A – Países desenvolvidos e países em desenvolvimento

1. A: Islândia; B: Índia; C: Turquia; D: China; E: Arábia Saudita; F: Rússia; G: Argélia; H: Namíbia;
I: Argentina; J: Brasil; K: Japão; L: Austrália; M: Canadá; N: Mongólia; O: Venezuela; P: Indonésia; 
Q: Moçambique; R: Nigéria; S: Sudão; T: Madagáscar.

2.1, 2.2 e 2.3 Compara o teu mapa com este:


Read Users' Comments (0)

Decisões de FC

Na 1ª aula de FC procedeu-se à eleição do Delegado e Subdelegado de Turma e foram tomadas as seguintes decisões: 



Foi eleito(a) como Delegado(a) de Turma o(a) aluno(a) número doze, Joana Reis e como Subdelegado(a) o(a) aluno(a) número quinze, Mafalda Bondoso.

Foram ainda eleitas como responsáveis pelo Blog da turma as alunas números cinco, Cheila Nunes e doze, Joana Reis

Como responsável pelo apoio na organização do mealheiro de turma/viagem de finalistas foi eleito o aluno número sete, Daniel Ramos.

Read Users' Comments (0)

Informação ASE – Escalões (Situações excecionais)


Informação

ASE – Escalões (Situações excecionais)


Os alunos que beneficiam do Escalão do Apoio B podem solicitar o Escalão A entregando declaração de desemprego de qualquer dos Encarregados de Educação, conforme Despacho n18987/2009


Artigo 9.º

Situações excepcionais

5 — Os alunos oriundos de agregados familiares posicionados, de acordo com as regras previstas no artigo anterior, no escalão de apoio B, em que um dos progenitores se encontre na situação de desemprego involuntário há três ou mais meses, são, sem prejuízo dos requisitos de prova exigidos, reposicionados no escalão de apoio A enquanto durar essa situação.
6 — Para aplicação do disposto no número anterior, considera-se na situação de desemprego:
a) Quem, tendo sido trabalhador por conta de outrem, se encontre desempregado e inscrito como tal no respectivo centro de emprego há três ou mais meses;
b) Quem, tendo sido trabalhador por conta própria e se encontre inscrito no respectivo centro de emprego nas condições referidas na alínea anterior, prove ter tido e ter cessado a respectiva actividade há três ou mais meses.”

Read Users' Comments (0)

Read Users' Comments (0)

Hora de atendimento aos EE

3ª Feiras

15H10 - 15h55

Bloco A

T: 21 952 82 90

Read Users' Comments (0)

Novo Horário - entra em vigor a partir de 2ªF

Read Users' Comments (0)

Portefólios

Boa noite de novo!

Para esclarecer algumas dúvidas que surgiram em relação ao funcionamento do TA:



  • Os alunos devem continuar a ter na sala o seu dossier (portefólio), no qual devem arquivar todos os materiais entregues no âmbito das diferentes disciplinas (planos de trabalhos; fichas; testes; documentos de apoio e, se for o caso, cadernos de atividades). Para a semana distribuo as lombadas para identificarem os dossiers com os vossos números.

  • Em todas as aulas de TA os alunos devem preencher o doc., entregue hoje, onde registam o trabalho que realizaram ao longo dos vários dias da semana. No final de cada mês este doc. será recolhido pela DT.



  • O caderno diário deve acompanhar sempre o aluno, quer na aula de TA, quer na da disciplina, uma vez que a numeração das lições é sequencial.



  • Quer o portefólio, quer o caderno diário são dois importantes elementos de avaliação!



  • A nota de TA já não sai na pauta de final de período e é contabilizada na nota das diferentes disciplinas.
Bom Trabalho!

Organizem-se e rentabilizem o tempo. Nada de brincadeiras!

Read Users' Comments (0)

Horário 2011-2012 | 9ºH

Boa noite a todos!

É provável que ainda se verifiquem pequenos reajustes nos horários das turmas.

Sendo assim, assim que tiver novas informações publicarei o horário definitivo aqui no BLOG.

Aguardem notícias...

Até lá seguem o horário que aqui foi publicado.

Read Users' Comments (0)

Testes Diagnósticos | PLNM


Durante o mês de agosto sairam novas normas relativas aos alunos para quem o português não é lingua materna, que passo a citar:


"Os alunos que se encontram no nível de iniciação ou no nível intermédio devem frequentar o PLNM, o qual, por força da alteração acima transcrita, passa a ser equivalente à disciplina de Língua Portuguesa, com a mesma carga horária desta disciplina."
De forma a organizar os grupos de nível em que esses alunos funcionarão, os professores da Oficina de Língua irão realizar testes diagnóstico conforme o calendário que anexo.

Carina Cabral
Wilson Veiga
Luzilete Gomes

15/09 – 15.10H‐16.40H


Bom inicio de ano letivo.

Read Users' Comments (0)

Acordo ortográfico


www.dgidc.min-edu.pt
De acordo com a resolução n.º 8 do Conselho de Ministros, de 25 de Janeiro de 2011, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entra em vigor no sistema educativo português no ano letivo de 2011/2012.

Read Users' Comments (0)

Horário 2011-2012 | 9ºH

Read Users' Comments (0)

Estamos de volta!

Boa noite a todos!



Espero que tenham aproveitado bem as Férias e estejam já de "baterias carregadas" para esta nova etapa.

Aqui ficam as primeiras informações:


  • Reunião com a DT (para alunos e EE) dia 9 de Setembro 10H.
  • Reunião com a Drª Armandina (para alunos e EE) dia 9 de Setembro 11H.
  • Início das aulas dia 15 de Setembro.
  • Os alunos com ASE atribuído podem levantar ou adquirir os manuais na papelaria da escola (posteriormente será dada informação sobre a data de chegada dos manuais).


O 9º ano implica novos desafios que certamente estarão aptos a enfrentar!

Contamos com a vossa energia, boa disposição, empenho e vontade de fazer mais e melhor ... :)

Se houver alterações vou informando através do BLOG.

Read Users' Comments (0)